ALCANET    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU


10 julho 2008

San Fermin em Pamplona

PAMPLONA - Com o tradicional lançamento do 'chupinazo', disparo de morteiro com fogos de artifício, que este ano foi realizado pela deputada Uxue Barkos, começou a Festa de San Fermín 2008, que dura nove dias e todos os anos reúne milhares de pessoas na cidade espanhola de Pamplona. San Fermin é celebrado desde 1591 e tem o objetivo de homenagear o santo padroeiro de Navarra.



Como manda a tradição, estrangeiros e cidadãos locais se reuniram ao meio-dia na praça consistorial para participar do início dos festejos.
"Pamplonesas, pamploneses, viva San Fermín", disse Barkos ao lançar o foguete, momento seguido por ovação e músicas festivas. A partir daquele momento, as pessoas reunidas no local colocaram no pescoço os tradicionais lenços vermelhos, em sinal de que a festa começou.



O principal cenário dos festejos serão as ruas, nas quais todos os dias, a partir das 8h locais acontecerão os "encierros", nos quais os participantes correm na frente de touros enraivecidos.
Junto com os encierros, o disparo de morteiro com fogos de artifício é um dos principais atos da Festa de San Fermín. Com esse foguete começa um programa que, durante 204 horas, até a meia-noite de 14 de julho, inclui 484 eventos, entre eles 204 musicais, 214 dirigidos ao público infantil e 8 institucionais, e a grande maioria deles com a rua como cenário.