ALCANET    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU


03 agosto 2008

Guernica de Picasso em 3D

click para ampliar

Encomendado pelo Governo Espanhol, Guernica é um painel pintado a óleo (preto e branco) por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris, e é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães.
Guernica é definitivamente um dos quadros mais importantes e emblemáticos do século XX. No vídeo a seguir temos uma experiência singular: um tour em 3D pela pintura mais famosa de Pablo Picasso .

1 Comments:

At 6:56 da tarde, Anonymous Mujahdin Cucaracha said...

Outra versão conta que Picasso havia pintado uma tela de oito metros de largura por três e meio de altura, intitulada La Muerte del Torero Joselito, plena de cores fúnebres, que iam do preto ao branco, em homenagem a um amigo seu, o toureiro Joselito, morto em uma lídia. O quadro ficara esquecido em algum canto de seu ateliê. Ao receber uma encomenda para o pavilhão republicano da Exposição Universal de Paris de 1937, Picasso lembrou do quadro. Foi quando, para fortuna do malaguenho, em 26 de abril daquele ano, a cidade de Guernica foi bombardeada pela aviação alemã. Ali estava o título e a glória, urbi et orbi.
Uns retoques daqui e dali, e Picasso deu nova função ao quadro. No entanto, multidões hipnotizadas pela propaganda comunista, vêem em uma cena de arena, com cavalo, touro e picador, uma homenagem aos mortos de Guernica. De um só golpe de pincel, o vigarista malaguenho traiu a memória do amigo e mentiu para a História.

 

Enviar um comentário

<< Home