ALCANET    MINDE-ONLINE    JAZZMINDE    VITORIA M    ARQUITEK    BV MINDE    XARALES
CICLO BTT     NET COMPUTERS     DISTINUS    SKA-NEVASSE    ACTUAL X    BÉU-BÉU


08 novembro 2006

As Novas 7 Maravilhas do Mundo



Das sete maravilhas do mundo antigo apenas uma sobreviveu ao tempo e da lista original nasceram outras: as maravilhas sub-aquáticas, naturais e modernas.
A primeira referência às sete maravilhas do mundo antigo é atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que num poema, no século II a.c., descreveu as «suas» maravilhas. Estas eram: os Jardins Suspensos da Babilónia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artemis em Éfeso, o Colosso de Rodes, o Mausoléu de Halicarnasso, o Farol de Alexandria e as Pirâmides de Gizé.

Quase dois mil anos depois, uma fundação suíça, sem fins lucrativos, designada New7 Wonders, e vocacionada para a preservação, restauração e promoção de monumentos está a organizar a eleição das "Novas 7 Maravilhas do Mundo".



Foram seleccionadas as 21 Novas Maravilhas finalistas por 200 especialistas. Agora a votação final é feita pelo público e está decorrer mundialmente via Net e, outros meios. O resultado oficial será anunciado dia 7 de Julho de 2007.

A última das sete maravilhas originais ainda existente - as Pirâmides de Gizé, no Cairo, está entre as 21 finalistas concorrentes :
Acrópole (na Grécia), Hagia Sophia (Turquia), Kremlin (Rússia), Coliseu (Itália), Castelo Neuschwanstein (Alemanha), Torre Eiffel (França), Stonehenge (Reino Unido), Alhambra (Espanha), Muralha da China, Templo Kiyomizu (Japão), Ópera de Sydney (Austrália), Angkor (Cambodja), Taj Mahal (Índia), Timbuktu (Mali), Petra (Jordânia), Pirâmides de Gizé (Egipto), Cristo Redentor (Brasil), estátuas da Ilha da Páscoa (Chile), Machu Picchu (Peru), Chichen Itzá (México) e Estátua da Liberdade (EUA).

Até ao momento já terão sido registados cerca de 20 milhões de votos.
Mais Informações e Votar : http://www.new7wonders.com



A cerimónia de Declaração Universal das Novas Sete Maravilhas do Mundo está marcada para 7 de Julho do próximo ano no Estádio da Luz, em Lisboa.
O evento é considerado um misto de cerimónia de entrega dos Óscares com uma abertura a fazer lembrar os Jogos Olímpicos.
Barcelona, Roma, Kuala Lumpur e Dubai também estavam na corrida para acolher o evento, mas a New7Wonders Foundation – criada em 2001 pelo suíço Bernard Weber, considerou a capital portuguesa a cidade indicada para o efeito.

As 7 Maravilhas de Portugal

Os portugueses vão poder escolher as sete maravilhas nacionais.
No momento em que o Mundo vota nas Novas Sete Maravilhas, a empresa Realizar – que conseguiu trazer para Lisboa a apresentação das vencedoras internacionais – decidiu criar a iniciativa Sete Maravilhas de Portugal para colmatar a falta de uma candidata nacional.

Na selecção das Sete Maravilhas de Portugal vão poder participar todos os portugueses.
Tudo começará com a escolha de 77 bens, feita por um grupo de sete especialistas da área – arquitectos, engenheiros e historiadores – que vai analisar uma lista com os imóveis classificados pelo Instituto Português do Património Arquitectónico como monumentos nacionais. No total, são 793 edifícios, 12 dos quais classificados pela UNESCO como Património Mundial, como, por exemplo, a Torre de Belém, em Lisboa.
Após esta primeira triagem, um outro grupo mais alargado de 77 personalidades nacionais de diferentes áreas (desporto, artes, política e jornalismo, entre outras) vai votar, dominuindo a lista para apenas 21 monumentos. Será a partir desta fase que todos os portugueses serão convidados a participar na iniciativa.
As Sete Maravilhas de Portugal vão ser aquelas que receberem mais votos contabilizados a partir de 7 de Dezembro, e os resultados serão conhecidos 7 meses depois, a 07.07.2007, antes da Cerimónia Oficial das "Novas 7 Maravilhas do Mundo.

Mais Informações e Votar : http://7maravilhas.pt